Formas eficazes de combater doenças cardiovasculares

Todo mundo sabe que com o coração não se brinca, pois segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a maior causa de mortes em todo o mundo é oriunda de problemas cardiovasculares.

Mesmo em um país como o Brasil onde os índices de violência e de acidentes de trânsito são elevados, as doenças cardiovasculares matam cinco vezes mais que esses dois problemas.

Em todo o mundo, em torno de 14 pessoas vem a óbito a cada um minuto em decorrência de problemas cardíacos. Devido a isso, visitar um cardiologista faz-se necessário ainda.

Jovens também precisam buscar ajuda profissional, pois ele tem sido acometido desse mal cada vez mais cedo. As doenças relacionadas ao coração que mais matam são: infarto, hipertensão, acidente vascular cerebral (AVC), doença arterial coronariana e reumatismo.

Recorrer a cardiologia é muito importante, porque essas doenças são chamadas de silenciosas e quando elas se manifestam pode ser tarde demais. Por esse motivo, o melhor caminho é conhecer um centro médico em busca da prevenção e não deixar para depois.

Centro Médico em Itaquera trata sintomas de doenças cardiovasculares

Doenças cardiovasculares devem ser tratadas o quanto antes, por isso ao menor sinal desses sintomas que vamos tratar abaixo procure ajuda médica.

A falta de ar é primeiro sinal de que algo está errado, essa fadiga pode ser sentida tanto no momento de repouso quanto durante a prática de atividades físicas e ela não passa mesmo quando a pessoa esta em repouso.

Cansaço fácil proveniente de nenhum esforço também é um indicativo de que seu coração começa a apresentar problemas.

Além dele, dor no tórax, palpitação ou taquicardia, tonturas e desmaios repentinos, mudança para uma cor mais azulada da ponta dos dedos e formigamento das mãos são sinais comuns de que o órgão vital do corpo humano não está apresentando um bom funcionamento.

Em caso de formigamento é melhor buscar um cardiologista o quanto antes, pois esse é um sintoma muito comum em pessoas que já enfartaram.

Se sentir as pernas ou tornozelos inchados é hora de buscar um profissional, porque esse é mais um fator que indica que seu coração não goza de um bom funcionamento.

Tratamentos para melhorar a qualidade de vida 

Muitos medicamentos têm sido desenvolvidos e todos eles com um único objetivo que é o de melhorar a qualidade de vida das pessoas que sofrem com doenças cardiovasculares.

Grade parte desses remédios agem como diuréticos. Sua função é aumentar a produção de urina e assim o excesso de líquidos do organismo é retirado, com isso o esforço do coração diminui e como consequência a pressão arterial baixa.

Os beta bloqueadores atuam para deixar a frequência cardíaca do coração mais branda a fim de fazer com que ele funcione de maneira mais eficiente e, ainda, serve para dar mais força a esse músculo.

Mesmo com tantas opções de remédios, os cardiologistas ao redor do mundo tem preferido propor aos pacientes tratamentos alternativos.

Assim, ele melhora sua alimentação, desenvolve uma rotina de exercícios físicos e descansa da forma correta. Esses pequenos cuidados são primordiais e dão resultado em grande parte das situações, exceto aqueles que já são consideradas mais graves.

Apesar de todo mundo já saber, a melhor forma de prevenir o aparecimento de doenças cardiovasculares é escolhendo comer alimentos mais saudáveis, livres de gordura.

Muita gente não gosta, mas legumes e verduras são alimentos importantíssimos para a saúde assim como a prática de exercícios físicos e o consumo do açúcar desde que de forma moderada.

Diante de todas essas recomendações, fica evidente que proteger o nosso coração passa por uma vida saudável.

clique-aqui-para-agendar-consulta