Dor abdominal? Busque o quanto antes a ajuda de um Gastroenterologista

Popularmente conhecido como Gastro, o Gastroenterologista é o médico especialista que trata de alterações ou doenças que aparecem em todo o trato gastrointestinal, ou seja, que vai desde a boca até o ânus.

O Gastroenterologista atua para resolver problemas que tem relação direta com má digestão, dores de estômago, cólicas intestinas, prisão de ventre, diarreia, diverticulite, síndrome do intestino irritado, refluxos, etc.

O profissional que é especialista em gastroenterologia está pronto para consultar, pedir exames e analisar seus resultados, receitar medicamentos e, ainda, dar orientações aos pacientes.

Dessa forma, ele contribui para que seu paciente tenha uma boa qualidade de vida, para seus órgãos abdominais funcionarem bem.

Conheça algumas das doenças que o Gastroenterologista está apto a tratar

Doença do Refluxo Gastroesofágico:

Esse problema é evidenciado quando o que foi ingerido retorna ao esôfago vindo em direção a boca. Esse problema causa dor e inflação. Ele ocorre, porque o músculo responsável por realizar esse impedimento do ácido do estômago não está funcionando como deveria e assim o líquido volta.

Dependendo do grau em que o esôfago estiver inflamado, esse problema pode evoluir causando o que chamamos de esofagite. Isso ocorre, porque o esôfago não conta com os mesmos revestimentos que o estômago, assim ele não fica protegido e inevitavelmente, a pessoa que sofre com isso, convive com aquela queimação no estômago.

Para saber se o paciente tem mesmo essa doença, o profissional que atua no centro médico em Itaquera solicitará um raio X a fim de observar como está a movimentação no esôfago do paciente, medirá o pH durante 24 horas e fará ainda uma cintilografia de refluxo.

O tratamento para essa doença é bem simples, basta tomar as medicações receitadas pelo Gastro e fazer uma reeducação alimentar. Porém, dependendo do caso, será preciso fazer cirurgia.

Gastrite e úlcera gástrica:

Nem sempre quando uma mulher apresenta um quadro de enjoo significa que ela está grávida. Não só elas, quanto eles, diante de um quadro de enjoo podem estar sofrendo com gastrite ou úlcera gástrica. Além do enjoo, esses problemas podem causar dor no estômago, má digestão e queimação.

Pedra na vesícula:

É em um centro médico que o paciente que está sofrendo com dores ou vomitando após comer descobrirá que está com pedra na vesícula. Esse problema também denominado de cálculo biliar surge devido ao acúmulo de colesterol e de cálcio na vesícula devido a níveis elevados de colesterol, má alimentação, diabetes ou obesidade.

Normalmente, essas pedras costumam ser eliminadas nas fezes, mas quando isso não acontece, elas ficam presas nos canais biliares e como resultado a vesícula inflama e o paciente sente uma forte dor na região abdominal.

Antes mesmo do pior acontecer, o melhor é buscar um especialista em gastroenterologia, pois ele tratará o problema com remédios e passará uma dieta. A cirurgia só é indicada em casos considerados mais graves.

Os sintomas mais comuns desse problema são: febre superior a 38º, aliada a dor de cabeça e nas costas; vômitos e enjoos; olhos e peles amarelados; gases e diarreia, e perda de apetite.

Pancreatite:

As pessoas que ingerem bebida alcoólica de maneira excessiva ou que tem cálculos tendem a apresentar o problema de pancreatite. Ao buscar uma clínica médica, o profissional determinará o problema e receitará como ele pode ser resolvido.

Intolerância á lactose:

Normalmente diagnosticado na infância, os adultos também estão sujeitos a sofrer com ele, pois esse problema nada mais é do que a falta de capacidade que o corpo humano tem para promover a digestão do açúcar que está no leite.

Com isso, a pessoa sofre com cólicas, gases e diarreia que aparecem logo depois dela ter ingerido o alimento. Para confirmar o problema, o médico solicita a realização de exame de sangue ou de fezes, biopsia do intestino ou mesmo um teste respiratório.

Confiamed é opção para quem quer um centro médico em Itaquera

Ao apresentar dor na região abdominal, a melhor solução é buscar o quanto antes um centro médico. A Confiamed conta com profissionais especializados em gastroenterologia e prontos a prestar o melhor atendimento por um preço acessível e de forma rápida.

clique-aqui-para-agendar-consulta