Gastroenterologista trata de doenças ou alterações em todo o trato gastrointestinal

Mais conhecido como gastro, o gastroenterologista é o profissional especializado no tratamento de doenças ou de alterações de todo o trato gastrointestinal que compreende desde a boca até o ânus.

Ele é o profissional que trata doenças que tem relação com a digestão, trata dores de estomago, cólicas intestinais, prisão de vente, diarreia e muitas outras.

O gastroenterologista está apto a realizar consultas, exames, receitar remédios e, ainda, orientar seus pacientes sobre o que fazer para manter a saúde e possibilitar que os órgãos dessa região do corpo funcionem da melhor maneira possível.

Gastro trata quais doenças?

O gastro é o médico que trata todas as alterações que ocorrem no esôfago, estômago intestino, pâncreas e fígado. Sendo assim, conheça abaixo as principais doenças tratadas por esse especialista:

Pedra na vesícula: a pessoa pode sofrer com vômitos logo após ingerir comida. Ao aparecer os primeiros sintomas, a pessoa deve procurar ajuda profissional o quanto antes. Há casos em que o paciente é submetido à cirurgia.

Gastrite e úlcera gástrica: Dor no estômago, má digestão, queimação e enjôo são alguns dos sintomas mais comuns em quem sofre com gastrite e úlcera gástrica.

Doença do refluxo gastroesofágico: azia, má digestão, dor e queimação no estômago podem ser motivados pela doença do refluxo gastroesofágico.

Hemorroidas: é a doença que causa sangramento pelo ânus.

Intolerância à lactose: a pessoa não pode ingerir leite e seus derivados. Quando ingere sofre com diarreia e inchaço.

Doença inflamatória intestinal: tem relação direta com a imunidade da pessoa. Ela causa diarreia e sangramentos no intestino.

Pancreatite: essa doença é decorrente da inflamação do pâncreas. Essa situação é oriunda da ingestão de bebidas alcoólicas em excesso e gera dor na barriga.

Síndrome do intestino irritável: a região abdominal apresenta desconforto e a pessoa sofre com diarreias.

Hepatite e cirrose: essas duas doenças são graves e exigem tratamento imediato. Como sintomas, a pessoa apresenta olhos amarelos, vômitos, sangramentos e aumento da barriga.

Diante do que foi exposta acima, a pessoa que apresentar qualquer um dos sintomas deve o quanto antes buscar ajuda médica. O médico Gastroenterologista é a melhor opção para tratar desses casos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *