Ginecologista é um profissional pronto para ajudar as mulheres em todas as faixas etárias

De uns tempos pra cá, as meninas tem menstruado cada vez mais cedo e estão começando sua vida sexual também de maneira precoce. Devido a isso, faz-se mais do que necessário a visita a um ginecologista.

Infelizmente, muitas deixam de visitar o profissional habilitado como o ginecologista, porque ficam presas a velhos mitos ou mesmo por vergonha. Isso não pode ocorrer!

A garota deverá visitar o médico antes mesmo de ficar menstruada pela primeira vez ou logo depois de ter ficado. No primeiro contato, a função do doutor será apenas esclarecedora, ele tirará todas as dúvidas que ela tiver sobre sexualidade e dará dicas de como evitar a gravidez indesejada e, ainda, como ficar protegida de doenças sexualmente transmissíveis.

O ginecologista perguntará se a menina já teve algum tipo de contato íntimo e com quantos parceiros ela teve relações sexuais, pois se ela não for mais virgem, será preciso fazer o Papanicolau a fim de descobrir doenças e se houver buscar a melhor forma de tratá-las.

Nos casos em que a moça ainda é virgem, o médico não fará o exame, apenas observará a região genital, mas seu objetivo principal é responder as perguntas que a paciente venha a ter.

O que o profissional em ginecologia perguntará durante uma consulta?

Ao marcar uma consulta, a mulher precisará responder alguns questionamentos feitos no centro médico em Itaquera, pois isso é fundamental para que o profissional consiga fazer uma avaliação completa.

Por isso, saiba com quantos anos você menstruou pela primeira vez; qual é o dia que sempre vem sua menstruação; como é o seu fluxo menstrual e se além da menstruação, você sofre com: cólicas, TPM, dor de cabeça, inchaço e outros problemas. Tendo acesso a todas essas informações, ficará mais fácil para o médico propor soluções ideias para a mulher.

Por que toda mulher deve visitar uma vez por ano um ginecologista 

Muitas mulheres não tem o hábito de visitarem uma clínica médica pelo menos uma vez ao ano e só vão até lá quando desconfiam que algo está errado. Isso não pode acontecer, sabe por que?

É fundamental ir ao médico uma vez por ano, pois ele fará sempre exames de diagnóstico a fim de descobrir de maneira antecipada alterações no útero, na mama ou em qualquer outra região do corpo. Essa descoberta antecipada ajuda no tratamento seja ele de um câncer ou qualquer outro problema.

Sem falar que a ida ao ginecologista permite que identifique a presença de doenças sexualmente transmissíveis como gonorreia e sífilis, ou ainda, para fazer um exame a fim de descobrir se você está ou não grávida.

Conheça alguns motivos que levam as mulheres ao Ginecologista

Em caso de menstruação atrasada por mais de dois meses e mesmo tendo feito o teste de gravidez de farmácia tendo dado negativo é hora de buscar ajuda profissional, porque esse atraso pode ter relação direta com problemas no aparelho reprodutor ou a tireoide não está funcionando como deveria.

Diante de um quadro em que você está tendo um corrimento de cor amarela ou com mau cheiro, também é preciso buscar ajuda médica, pois isso indica que há uma infecção, que é tratada com o uso de antibióticos.

Se a mulher estiver tendo dor durante a prática sexual também é preciso buscar um médico. Comumente, esse problema se dá pela falta de lubrificação da vagina ou redução da libido provocada por estresse, uso de medicamentos ou o casal está apresentando problemas.

Porém, caso a mulher não esteja padecendo de nenhum dos problemas citados acima, ela pode estar apresentando um quadro de vaginismo ou infecções nessa região. Para resolver o problema, o médico poderá tratar com medicamentos, dar exercícios ou indicar o uso de lubrificantes.

clique-aqui-para-agendar-consulta