Medicina do trabalho é um meio de dar segurança aos envolvidos na relação empregado x empregador

O médico do trabalho é um profissional que veio para proteger o empregado, pois as normas e os princípios que regem as leis trabalhistas tem essa função, porque elas têm o objetivo de sempre buscar a melhoria do trabalho por meio da proposição de uma rotina que seja benéfica não só para o patrão como também para o empregado.

A medicina do trabalho assim como em todo o país é fundamental para todos os integrantes da relação empregador x empregado, porque ela visa manter os empregados saudáveis e seguros na execução de suas tarefas trazendo assim maior lucratividade aos seus patrões.

A função do médico do trabalho é averiguar se as condições de trabalho que as pessoas estão submetidas são humanas. Dentro do Direito do Trabalho, a medicina do trabalho é destinada a oferecer saúde física e psicológica a todos os empregados.

A primeira atribuição da medicina do trabalho é evitar o surgimento de doenças ocupacionais e promover a prevenção de acidentes.

Mas também, é responsável por se comprometer a analisar não só a qualidade de vida como ainda a saúde dos colaboradores de uma empresa, verificando se as atribuições não estão causando algum tipo de dano aos funcionários.

A empresa que se preocupa em atender o que é pregado pela medicina do trabalho e por todo o Brasil reafirma a sua responsabilidade social não só com seus colaboradores como também com a sociedade onde está inserida.

Isso, porque toda e qualquer situação tem impacto direto na sociedade ainda mais aquelas que tratam da saúde e de acidentes que aconteceram no ambiente de trabalho.

Devido a isso, o médico do trabalho é um profissional imprescindível, pois ele é o responsável por mostrar como as atividades dentro do ambiente empresarial devem ser regulamentadas.

Ao atender essas normas, a instituição só mostra o quanto ela está atenta a seguir o que a lei determina e com isso, ela ganha credibilidade não só com os seus funcionários e familiares, como também da sociedade em geral.

Sem falar que o respeito às leis minimiza seus prejuízos, pois ela não precisará tirar dinheiro para arcar de maneira constante com licenças médicas, ações judiciais, tributos e indenizações.

Por que é importante passar por um médico do trabalho antes de ser contratado e ao ser demitido?

Para que uma empresa se destaque, é fundamental que ela siga as leis vigentes, por isso tanto ao contratar quanto ao demitir, a medicina do trabalho está presente.

A realização do exame admissional deve acontecer antes mesmo do novo contratado começar a atuar. Durante a consulta, o médico do trabalho faz perguntas bem simples a fim de provar que o novo profissional dispõe de boa saúde para executar as atribuições que fazem parte da sua nova função.

Enquanto o exame admissional está sendo realizado, o doutor pergunta sobre os empregos anteriores e faz uma avaliação sobre as licenças que foram adquiridas. Tudo isso com o único objetivo de atestar a saúde daquele profissional.

É de responsabilidade do empregador pagar a realização do exame. Se o novo profissional for aprovado, é emitido um laudo atestando que ele está apto a desenvolver a função para a qual será contratado. Em caso de mudança de função dentro da mesma empresa, será preciso fazer uma nova avaliação.

No momento se é demitido, a pessoa também deve passar pelo exame para ser demitido, pois assim a empresa está assegurada de que o profissional não contraiu nenhuma doença enquanto atuou ali.

Esse documento é obrigatório assim como a rescisão contratual, pois sem um deles, o trabalhador não recebe os seus direitos.

Se o profissional tiver passado por exames de rotina recentemente, ele não precisará ser submetido ao exame demissional, porém dependendo do tipo de trabalho realizado, a validade mínima do exame é de 90 dias.

Centro Médico em Itaquera faz exame admissional e demissional

Vai começar a trabalhar na região leste de São Paulo? Faça seu exame admissional na Confiamed, a clínica médica em Itaquera que tem preços acessíveis, agilidade e médicos capacitados. Foi promovido ou foi despedido por causa da crise, o centro médico em Itaquera também atende a sua necessidade.

clique-aqui-para-agendar-consulta