Para que serve o Endocrinologista?

O endocrinologista é o médico responsável por indicar o melhor tratamento para pessoas que estão acima do peso, pois ele é quem trata os distúrbios hormonais que podem estar relacionados com o excesso de peso apresentado.

O médico solicita alguns exames e diante de uma alteração, ele indica os remédios a fim de resolver o problema.

Alguns medicamentos servem para controlar a tireóide, outros para diminuir o apetite, para acelerar o metabolismo, absorver gordura ou, ainda, para diminuir os líquidos que são retidos pelo corpo e que ajudam na briga contra a balança.

Quando procurar um endocrinologista?

Pessoas que precisam eliminar 20 quilos ou que são obesas devem procurar a ajuda desse especialista, pois ele auxiliará na redução do peso trazendo melhorias pra saúde e da autoestima, pois aquelas gordurinhas acumuladas na barriga serão eliminadas.

No primeiro contato, o médico fará uma avaliação do peso, altura, circunferência do quadril e da cintura e somará isso tudo a sua idade, pois esse fator é fundamental para saber quais são as chances de o paciente desenvolver algum problema cardiovascular e o que ele precisa fazer para chegar ao peso considerado ideal.

Geralmente, após um mês de tratamento, o paciente volta ao médico para que ele avalie como está o tratamento. Em casos em que o paciente não consegue perder peso ou que precisa eliminar mais de 30 quilos, o profissional poderá indicar a cirurgia de redução do estômago.

Além dos medicamentos e da cirurgia, se for o caso, o profissional ainda indicará que o paciente faça exercícios físicos conforme sua capacidade física, pois isso também vai auxiliar na obtenção de uma vida mais saudável.

Demais problemas que são tratados pelo endocrinologista

Além de problemas relacionados ao excesso de peso e obesidade, o endocrinologista trata de problemas de Tireóide como Bócio, Doença de Graves e Tireoidite de Hashimoto; Problemas de crescimento como baixa estatura ou gigantismo; Síndrome dos ovários policísticos; Distúrbios da adolescência como puberdade precoce ou crescimento das mamas nos meninos; Osteoporose ou Osteopenia; Reposição hormonal da Menopausa ou Andropausa; Doenças da glândula supra-renais, como insuficiência adrenal ou síndrome de Cushing; Doenças da hipófise, uma glândula do cérebro; Excesso de pelos; Acne e Infertilidade.

Endocrinologista esportivo é indicado para atletas que desejam melhorar seus rendimentos

Pessoas que praticam atividades físicas devem procurar um endocrinologista esportista, pois ele é o profissional que pode ajudar na melhora do rendimento tanto nos treinos quanto nas competições.

Ele é que poderá indicar quais os suplementos que melhor se enquadram a sua necessidade, porém esse trabalho é feito em parceria com o treinador e o nutricionista.

O endocrinologista desportivo pode solicitar ainda um exame que tem como nome bioimpedância. Ele serve para verificar a quantidade de músculos, de gordura e de água no corpo.

Ao ter acesso a essas informações, o médico indica quais são os melhores caminhos para que o paciente consiga não só eliminar a gordura corpórea como também aumentar os músculos e como conseqüência disso, os resultados tanto nos treinamentos quanto nas competições serão ainda mais altos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *