Mãe quer ver o seu filho sempre saudável, não é mesmo? Por isso, ela está sempre atenta para não deixar a criança exposta a agentes infecciosos, um prato colorido rico em nutrientes está sempre pronto e as atividades físicas também fazem pra rotina. Esses, porém, são alguns cuidados comuns que os pais incluem na vida cotidiana dos filhos.
No entanto, neste texto nós vamos trazer 9 conselhos que tem como objetivo trazer um maior fortalecimento da imunidade tanto do bebê quanto de uma criança.
A mãe que acabou de ter seu bebê precisa amamentá-lo até pelo menos os seis meses de vida, porque o leite da mãe é fundamental na imunidade dos pequenos. O leite conta com células de defesa e fatores anti-infecciosos que protegem o organismo do bebê.
É importante também alimentar somente os bebês com leite materno até os seus meses, porém depois disso, é possível fazer uso de outros alimentos até que a criança complete dois anos.
Quando o bebê completa seis meses, ele pode começar a receber outros alimentos que devem conter vitaminas, fibras e proteínas, porém no começo tudo deve ser bem amassado e em forma de papinha, porque aqueles que ainda estão mamando podem engasgar.
A soneca da tarde deve fazer parte do cotidiano de crianças até os cinco anos de idade, porque ela melhorar a coordenação motora e ajuda no desenvolvimento cognitivo. Até um ano e meio, esse cochilo é obrigatório!
A vacinação é mais um cuidado que os pais precisam ter, pois elas previnem diferentes doenças. Sem falar que elas também atuam no desenvolvimento de células defensoras.
Muitas mães e pais não deixam seus filhos brincarem ao ar livre, porém é risco deixar, porque o maior número de vírus e bactérias não está nos locais abertos, mas sim nos que estão fechados. O contato com outras pessoas ajuda no desenvolvimento da imunidade e de anticorpos.
Os hábitos de higiene devem começar ainda quando bebê, porque além de retirar as impurezas, diminui o número de vírus, bactérias, vermes e outros microorganismos que ficam nas mãos e no corpo.
Desde que não seja exagerada, a prática de exercícios físicos só traz benefícios ao bebê, porque ajuda no desenvolvimento da musculatura, da coordenação motora, previne a obesidade e ajuda no convívio com outras pessoas.
O desenvolvimento de uma rotina também é importante, porque a criança saberá quais atividades precisa desenvolver ao longo do dia. Por isso, pais e mães precisam estabelecer horários para banhos, refeições, brincadeiras e outras atividades.
A rotina é importante, porque ajuda no desenvolvimento da cognição e, ainda, impede que a criança fique ansiosa.
Por fim, não permita que seus filhos fiquem perto de pessoas que fumam, porque um fumante passivo está inalando as mesmas substâncias tóxicas que o ativo. Essas substâncias trazem graves problemas como asma, rinite e sinusite, prejudicam o aprendizado e pode influenciar até em sua audição.
Alguns fumam longe das crianças, porém faz-se necessário esclarecer que isso não adianta, pois, as substâncias ficam presas nas roupas, nos móveis e nas paredes e quando a criança passa a mão, ela acaba levando essas substâncias para sua boca.