Quando procurar um cardiologista?

O cardiologista é o médico que diagnostica e trata doenças do coração e é preciso buscar esse profissional quando sintomas como cansaço constante e dor no peito aparecem, pois, esses sintomas podem indicar que o coração não está muito bem.

A pessoa que já teve alguma doença diagnosticada, como arritmia ou insuficiência cardíaca deve visitar o médico a cada seis meses ou sempre que o médico pedir novos exames ou realizar ajustes de tratamento, quando é preciso.

Pessoas que apresentam fatores de risco tem chances elevadas de desenvolver problemas cardíacos e, por esse motivo, é comum que eles sejam submetidos a exames específicos a fim de descartar qualquer problema.

Homens que apresentarem fatores de risco precisam começar a seguir orientações dos médicos a partir dos 30 anos de idade e as mulheres precisam procuram assim que completarem 40 anos.

As mulheres que não apresentam fatores de risco devem fazer acompanhamento a partir dos 50 anos e os homens ao completarem 45 anos.

Fator de risco significa chance mais alta de desenvolver problemas de coração e alguns desses fatores podem ser: obesidade, ser fumante, colesterol elevado e ser sedentário.  Quanto mais fatores de risco a pessoa tiver, maiores são as chances de um problema aparecer.

Quais são os sintomas mais comuns de problemas no coração?

Os sintomas mais comuns de problemas no coração são: cansaço constante mesmo quando a pessoa está em repouso; acorda tossindo no período noturno, as pernas, pés e tornozelos estão inchados no final do ar; falta de ar em repouso ou quando precisa realizar pequenos esforços; dor no peito em momentos de tensão ou de maneira constante; dificuldade para dormir em uma cama que tem cabeceira baixa.; batimentos do coração muito rápidos ou mais lentos que de costume; palpitações; coração com batimentos irregulares; pele azulada ou pálida e desmaios.

Caso a pessoa apresente algum dos sintomas descritos acima, o indicado é recorrer a um cardiologista imediatamente, pois essa situação pode indicar que o coração está com algum problema e que precisa de tratamento para que a vida não seja colocada em risco.

Exames para identificar problemas no coração

Para identificar algum problema no coração do paciente, o médico pode solicitar um ecocardiograma, o eletrocardiograma, o teste ergométrico ou, ainda, a ressonância magnética.

No ecocardiograma, serão feitas imagens de diferentes partes do coração quando ele está em movimento. Isso servirá para analisar as cavidades, as válvulas cardíacas e função cardíaca.

No eletrocardiograma, são registrados os batimentos do coração a partir de eléctrodo metálicos que são colocados sobre a pele da pessoa que precisa fazer o exame.

O teste ergométrico é um teste de esforço e ele é solicitado para a detecção de problemas que não são percebidos quando a pessoa não está fazendo nenhuma atividade. O teste ergométrico faz com que o paciente ande de bicicleta ou corra na esteira. Por fim, a ressonância magnética visa a obtenção de imagens do tórax e do coração.

Quais são as doenças cardiovasculares mais comuns?

As doenças mais comuns são arritmia, insuficiência cardíaca e infarto. É importante detectar essas doenças o mais rápido possível. Aqueles que já tem algum problema diagnosticado deve visitar o médico duas vezes por ano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *