O médico responsável por cuidar do sistema urinário dos homens e das mulheres e dos órgãos reprodutores masculinos é o urologista. Esse profissional está habilitado a realizar exames de diagnóstico e prevenção de doenças que estão relacionados ao trato urinário, podendo ser infecções urinárias, câncer de bexiga e outras.

Rins, bexiga, uretra, ureter, testículos, pênis, próstata são alguns dos órgãos que o urologista trata. Além disso, o médico ainda cuida das glândulas adrenais e epidídimo que é um ducto responsável pela coleta e armazenamento de espermatozoides.

Pelo menos uma vez ao ano, os homens devem fazer uma visita a esse especialista, pois ele fará exames a fim de evitar problemas de saúde.

Entre os exames realizados está o toque retal, que nada mais é do que uma forma eficiente de observar se existem ou não alterações na próstata que podem indicar um problema mais grave como o câncer.

Além dos problemas já citados, o urologista ainda trata doenças como:
  • Impotência sexual
  • Ejaculação precoce
  • Infertilidade
  • Pedra nos rins
  • Dificuldade em urinar
  • Incontinência urinária
  • Infecções urinarias
  • Variocele, doença que causa dilatação das veias do testículo, gerando acumulo de sangue e como consequência gera dor e inchaço.

O urologista ainda está apto a realizar a prevenção, dar o diagnóstico e tratar tumores que aparecem no trato urinário, podendo ser nos rins ou na bexiga, por exemplo, e, ainda, no sistema reprodutor masculino, como próstata e testículo.

Quando procurar um urologista?

A pessoa deve buscar ajuda médica quando apresentar dificuldades para urinar, dor nos rins, dor durante as relações sexuais ou quando descobrir alguma doença sexualmente transmissível.

Aqueles que têm mais de 50 anos, devem anualmente marcar uma consulta com esse especialista para avaliar a próstata, mesmo que ela não apresente nenhum tipo de alteração.

Tal cuidado é necessário, porque esse problema de saúde tem incidência maior em homens que tem 50 anos ou mais. Quando já tiver sido registrado algum caso na família de câncer de próstata, o homem precisa visitar o médico de forma regular a partir dos 40 anos.

Nessas consultas, o médico fará sim o exame do toque retal e outros, pois todos eles têm como função observar se o funcionamento da próstata está perfeito a fim de prevenir a ocorrência de um câncer na região.

Agende uma consulta com um médico urologista! Com a Confiamed, você pode marcar a sua consulta de forma simples, e com um valor acessível.

clique-aqui-para-agendar-consulta